quarta-feira, 7 de maio de 2014

Eu cozinho para o meu cachorro, e você?

 Comida Caseira para Cachorro

Gente, esta semana um certo jornal publicou um artigo na internet falando um pouco sobre comida caseira feita exclusivamente para cachorros. Bom, acho legal começarem a falar um pouco sobre isso, afinal a indústria de ração lobotomizou a cabeça das pessoas durante os últimos 20 anos e agora, todo mundo aqui no Brasil realmente acredita na necessidade de que as refeições oferecidas aos cães sejam matematicamente balanceadas, e que variar os ingredientes pode ser prejudicial aos cães. Alguns dos veterinários questionados sobre esse assunto reafirmaram todas essas informações, tão amplamente divulgadas pelas grandes indústrias de ração animal.

Espera aí, como é que é?

 
Isso é meio irritante. Quer dizer que uma ração industrializada, desidratada, homogenizada, elaborada com ingredientes que não são próprios para consumo de seres humanos é mais indicada para os cães do que uma refeição fresca e preparada no mesmo dia?

Socorro! Vamos pensar um pouco. Quando não podemos comer algo fresquinho, comemos um trash food enlatado, ensacado, empacotado etc. Mas jamais nos enganamos a ponto de pensar que aquela gororoba é mais saudável do que uma comidinha fresca, feita na hora, não é verdade? Outra coisa, você já deve ter tido a oportunidade de ver como preparam carne processada para nós, não viu? Se você não sabe, é suficiente dizer que no meio daquela carne moída tem de tudo, menos as partes nobres que você gostaria de estar comendo. No caso dos ingredientes da ração animal, você realmente acredita que eles usam uma carninha de primeira para fazer a comidinha super ultra balanceada para nossos amadinhos? Então tá.

Na Europa, a ração fresca, preparada em casa é concebida de forma tradicional, composta de uma mistura de carne, arroz e cenoura, enriquecida com um pouco de azeite, de vez em quando com um ovo, podendo ainda conter um suplemento vitamínico-mineral específico. E, em muitos países europeus é muito mais comum um proprietário dar ração fresca feita em casa do que aqui.

Aí você se pergunta, mas lá eles não dão ração industrializada?

 
Sim, eles também oferecem ração industrializada para seus cachorros e gatos, mas dificilmente um veterinário irá questionar a qualidade da ração natural, desde que devidamente balanceada. É muito importante entender que não estou dizendo que nossos cães podem comer restos de comida, que também são prejudiciais para a saúde deles. Mas não tem como uma indústria de ração fazer a mente de uma população inteira, a ponto de acreditarem em uma baboseira tão grande como essa de que uma ração desidratada, cheia de conservantes, produtos químicos e outros ingredientes de baixa qualidade, para dizer o mínimo, possa ser mais indicada para os nossos cães do que alimentos frescos.

Vale lembrar que um cachorro não é uma máquina, é um ser vivo, perfeitamente capaz de adaptar o seu metabolismo de acordo com o tipo de alimentação recebida. Em outras palavras, dosar matematicamente os nutrientes individuais não é tão importante quanto os fabricantes de rações industrializadas nos querem fazer crer.

 

Saiba + Sobre Alimentação Natural X Ração para Cachorros



Saiba + Sobre Cães e Gatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário